fbpx

Blog

Existe alguma fase do mês que a mulher tem mais vontade de sexo?

O desejo sexual feminino foi e ainda é motivo de grande discussão. Afinal, o que é capaz de desperta-lo ou inibi-lo?

Existe alguma época do mês em que a mulher está mais disposta ao sexo?

Ao longo dos anos, diversos estudos tentaram correlacionar o desejo sexual com as fases do ciclo menstrual.

Muitos estudiosos afirmam que, por motivos biológicos e evolutivos, a mulher sente mais tesão durante a época da ovulação, exatamente quando sua fertilidade está mais alta e com maiores chances de engravidar, garantindo assim a perpetuação da espécie.

Os evolucionistas que me desculpem, mas não é bem assim que a banda toca. Se o desejo sexual da mulher estivesse mais ligado ao seu período fértil, como ficariam aquelas que usam pílulas anticoncepcionais ou qualquer outro método hormonal que inibe a ovulação?

E o que seria daquelas que chegam a menopausa e não ovulam mais?

Pobrezinhas… será que estarão condenadas a falta de tesão para todo o sempre?

Sabe-se que os hormônios produzidos mensalmente por nós, mulheres, podem produzir mudanças importantes no nosso corpo e também no comportamento de uma forma cíclica e recorrente.

Exatamente como diz a música da banda Raimundos:  somos “mulheres de fases” e essas fases podem afetar diretamente a atividade sexual.

Mulheres que sofrem com alterações de humor causadas pela Tensão Pré Menstrual (TPM), podem sentir menos vontade de fazer sexo durante a época pré-menstrual, quando os sintomas começam a aparecer.

Alguns estudos mostram que as mulheres sentem mais tesão logo após a menstruação e um pouco antes da chegada dela. Nesses estudos não foi observado um aumento do desejo na fase ovulatória (período fértil), contrariamente ao que se imaginava.

Como vocês podem perceber o tesão não obedece a uma regra! Se fosse assim, seria muito mais fácil… não dá pra dizer que o desejo sexual da mulher é comandado somente por hormônios ou necessidades evolutivas/biológicas.

Diferentemente do homem, que tem a testosterona (hormônio masculino) como a regente absoluta do seu desejo sexual, a orquestra feminina é muito mais complexa.

A testosterona tem um papel importante no desejo feminino, mas não é o único e nem o principal.

Vários outros fatores influenciam diretamente o desejo feminino, como por exemplo: educação, afetividade, carinho, admiração, ambiente, respeito, cumplicidade, química, amor, novidades e principalmente sentir-se amada e desejada por quem escolhemos como parceiros!

Aí vai um recadinho para os interessados no assunto: para manter o desejo sexual da mulher aceso, independente das fases do mês, é necessário caprichar! Em tudo!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

15 respostas para “Existe alguma fase do mês que a mulher tem mais vontade de sexo?”

  1. Desde que ganhei meu bebê a minha vontade de fazer sexo eh menor, sinto desejo e tal maas.. e isso ta comecando a atrapalhar meu casamento. O que fazer? Oque tomar? Preciso de AJUDA!

  2. O desejo sexual não é igual em todas as pessoas, Lis. Tem gente que sente mais, outras menos. Isso só seria considerado um problema se você não quisesse fazer mais nada da vida a não ser transar, ok?

  3. Olá Dra. Mariana,
    Bom eu sou totalmente diferente das pessoas que comentaram, eu sinto vontade a qualquer hora, meu marido diz que só penso nisso o tempo todo…Tenho 22 anos, isso é normal?

  4. Carla,
    A maior parte das mulheres que dizem não conseguir chegar ao orgasmo precisam é de um tempo maior de estímulo, isso se o estímulo for bom, é claro. Converse com o seu parceiro, ok?

  5. Olá Márcia,
    Não há motivos físicos para vc sentir desejo só depois da menstruação e no resto do mês não. Se fosse assim, mas mulheres que não menstruam não teria desejo nunca! Sugiro que vença a sua vergonha e procure ajuda especializada, ok?

  6. Olá! Sinto vontade de fazer sexo, mas quando faço não consigo chegar ao orgasmo, sendo as preliminares melhores do que o sexo em si. O que pode ser?

  7. Uma coisa nada tem a ver com a outra, Maria. A ligadura não influencia em nada na resposta sexual. Converse com o seu ginecologista, ok?

  8. Olá Dra. Mariana,
    Estou muito frustrada com minha situação. Tenho 27 anos e sou casada há 4 anos, mas não tenho interesse por sexo, só após a mentruação e o restante do mês não tenho vontade. Amo meu marido, mas não sei o que está acontecendo, tenho muita vergonha de procurar ajuda médica. Se puder me ajudar agradeço muito.

  9. Oi!! Tenho 30 anos e não sinto vontade fazer sexo e quando faço não consigo chega o orgasmo porque????Será porquer fiz laqueadura muito cedo?

  10. Olá Gidelva,
    Realmente, alguns estudos mostrar que o anticoncepcional pode afetar o desejo em algumas mulheres. Mas é importante saber se essa é mesma a razão do problema. A vida da gente muda muito também. 16 anos é tempo demais para dizer que a culpa foi somente do anticoncepcional, ok?

  11. Olá! Sou sua fã!
    Tenho 40 anos e fiz o usei anticoncepcional durante 16 anos. Nesse tempou o meu desejo sexual era minimo mas agora que não uso mais o meu desejo aumentou muito, tenho vontade de fazer sexo todos os dias. Será que o anticoncepcional me fez perder tanto tempo assim?
    Obrigada,
    Gidelva

  12. Não creio que as suas sensações estejam relacionadas com qualquer alteração hormonal e nem tampouco com a chegada da menopausa, Laurien. O desejo sexual é um instinto básico do seu humano, como dormir, comer e beber. Essa ocorrência semanal pode ser apenas coincidência. Não há porque ficar frustrada e nem constrangida, ok?

  13. Cara Doutora,
    Tenho 43 anos e não faço sexo há 6 anos. Nesse tempo minha libido ficou totalmente adormecida, mas nos últimos meses tenho ficado excitada mensalmente por uma semana, geralmente antes ou após a menstruação. Meu tesão é tanto que tenho sonhos eróticos e acordo muito excitada com evidências corporais. Isso ainda ocorre durante o dia, sinto meus peitos latejarem e tenho desejo, mesmo que esteja num local totalmente fora de contexto. Esse fato tem me deixado constrangida e frustrada, já que no momento estou só. A pergunta é: é um processo normal ou estou com alguma alteração hormonal? Algo a ver com a possível chegada da menopausa?

    Obrigada,

    Laurien

  14. Caro Leonardo,
    Se esse tipo de medicamento existisse, todos mundo já estaria sabendo! Infelizmente não uma um remédio estimulante para aumentar o desejo da mulher. É preciso procurar o médico para saber se existe alguma causa específica para isso, senão for aí a ajuda de um terapeuta pode ser muito bem vinda!

  15. Olá,
    Não é precisamente um comentário e sim uma dúvida, minha esposa é essa mulher de fases e vive sempre sem vontade de fazer sexo, temos um relacionamento com muito diálogo e procuramos ajuda para saber se existe alguma vitamina que possa fazer essa vontade aumentar, um estimulante…
    por favor se souber nos ajude…
    grato

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat