fbpx

Blog

Questões de mulher

Sei que muitas de vocês, minhas leitoras, há anos acompanham esse trabalho que realizo com tanto carinho e dedicação.

Acredito no meu papel e dever de informar e orientar, pois tenho certeza que a educação de qualidade é a base mais sólida que um ser humano pode ter para se tornar um cidadão de bem, consciente dos seus direitos, deveres e é claro, atento aos cuidados com a saúde.

Por isso, aproveitando o tema educação resolvi reunir aqui algumas das perguntas mais comuns (com as respostas, é claro!) que recebo todos frequentemente no consultório e nas redes sociais.

Não sinto mais tesão pelo meu marido. Será que estou com problemas hormonais?

Questões de mulher

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

Aposto que essa é a primeira pergunta que passa pela cabeça de quem sofre com a situação, estou certa?

Mas será que os hormônios influenciam tanto assim no desejo sexual feminino?

Nem sempre…

Ao contrário dos homens, em que o nível de testosterona está diretamente relacionada a vontade de transar, na mulher isso não acontece.

Nós mulheres, também produzimos testosterona mas numa quantidade bem menor do que o homem.

Mesmo assim ela é suficiente para fazer seu papel na grande maioria das vezes.

Na mulher, esse hormônio tem diversas funções como: manutenção e desenvolvimento da massa muscular, ajuda no bem estar geral e na disposição física e também na boa saúde sexual.

Claro que é fundamental um equilíbrio hormonal para o funcionamento adequado do nosso corpo e isso deve ser sempre investigado pelo Ginecologista quando existe essa queixa.

Quando existe uma alteração e um desequilíbrio nos hormônios, o corpo sente e uma das queixas pode ser a diminuição do desejo e do interesse pelo sexo.

Mas e quando está tudo normal? Ou então quando o desequilíbrio hormonal é identificado e corrigido, mas a mulher melhora muito pouco ou quase nada?

De quem é a responsabilidade?

Ah, meninas! Seria tão bom se existisse uma fórmula mágica, um remedinho que devolvesse o desejo sexual assim, de imediato!

Só que não! Para a mulher ter vontade de transar é preciso mais do que estar com hormônios equilibrados.

A falta de interesse e a diminuição do desejo sexual tem origens e razões muito mais profundas do que uma simples alteração hormonal.

Para despertar o nosso desejo é importante se sentir amada, desejada, respeitada, admirada por quem está ao nosso lado.

Ser tocada nos lugares que nos excita, ouvir aquela palavrinha mágica no ouvido…sentir-se realmente conectada e íntima dele. E também ser recíproca nesses sentimentos!

Costumo dizer que a admiração é um poderoso combustível para o tesão! Se você olha para o seu homem e não o admira mais vai ficar muito mais difícil sentir tesão para querer transar com ele…

O relacionamento com o parceiro e o grau de satisfação com esse relacionamento, o estresse do dia-a-dia, a rotina sexual (daquelas que tem até  um “roteiro conhecido” do caminho percorrido) e a acomodação são causas muito mais comuns para a baixa do tesão, principalmente em relacionamentos de longa duração.

Você não precisa se pendurar no lustre ou ficar de cabeça para baixo para mudar essa rotina, mas criar novas situações sexuais, surpreender positivamente um ao outro, conversar sobre fantasias e desejos, além de ser muito excitante podem ser boas estratégias para sair dessa baixa!

Se você acha  que vale a pena investir no relacionamento, então é hora de conversar com o seu parceiro e procurar ajuda de um profissional especializado nesse tratamento!

Tenho um corrimento branquinho e sem cheiro que me acompanha desde mocinha. Já tratei com diversos cremes, mas ele não passa, sempre fica um pouco no fundo da calcinha. É normal?

 

Quer saber um segredo? Mas tem que ficar só entre nós, ok?

Você terá SEMPRE uma secreção aparecendo no fundo da calcinha, por pior que isso possa parecer.

Isso porque a vagina de uma mulher saudável produz sempre secreções vindas do colo do útero, das paredes vaginais e das bactérias que vivem harmoniosamente nesse ambiente.

Na grande maioria das vezes, a secreção vaginal normal é branquinha ou transparente, em pequena quantidade, não coça e não tem cheiro ruim. Tem somente o odor natural da mulher.

De qualquer forma, se tiver alguma dúvida não custa consultar o ginecologista, não é?

Uso pílula há muitos anos e tenho medo de não engravidar quando eu parar de tomar. É preciso dar uma “paradinha” para descansar?

Falei sobre esse tema recentemente em outro post que está aqui!

Essa “paradinha” só serve se vocês quiser engravidar,  minha cara. Perdi a conta de quantos partos eu já fiz dessas tais paradinhas-para-descansar-os-ovários.

Se você não quer ter uma gravidez indesejada e não tem contraindicações ao uso dos métodos hormonais, pode continuar tomando a pílula pelo tempo que quiser, sempre com acompanhamento médico.

Até o momento, não há nenhum estudo em literatura mostrando qualquer efeito negativo sobre a fertilidade futura de uma usuária de pílula por longos períodos.

Com essas pílulas modernas, de baixa dose hormonal, a fertilidade volta imediatamente, ou seja, no mês seguinte da parada do método, você estará pronta para engravidar se tudo estiver em ordem com o seu corpo.

Se depois de um período de tentativas, que pode variar de 6 meses a 1 ano,  você não conseguir engravidar, apesar de menstruar mensalmente de forma natural, aí sim estará indicada uma investigação.  Mas pode ter certeza que a culpa não foi da pílula!

Tenho sentido dores na hora da relação sexual. Por que isso acontece?

Em primeiro lugar, é necessário saber em que lugar exatamente você sente dor, isto é, se a dor é na hora da penetração do pênis – a chamada dor superficial – ou se é sentida quando o pênis está dentro da vagina – a dor na penetração profunda.

Saber diferenciar esse dois tipos de dor é fundamental, pois as causas são bem diferentes.

Por exemplo: irritações crônicas causadas por uso de produtos inadequados para região íntima, inflamações vaginais, pouca lubrificação vaginal e causas psicológicas como o vaginismo, são causas comuns de dor superficial.

Por outro lado, as inflamações uterinas, doenças ginecológicas como a endometriose, infecções urinárias e alterações intestinais podem ser causa de dor profunda.

Por isso minha cara, se você sofre com esse problema, consulte logo o seu ginecologista diagnosticar o problema e iniciar seu tratamento!

Fiz um preventivo e deu HPV. Tenho chance de ficar curada ou ele ficará em mim para sempre?

Chance de ficar curada você certamente tem.

Aproximadamente 90% das alterações causadas pelo HPV (vírus sexualmente transmissível que provoca o câncer do colo do útero e as verrugas genitais) são transitórias, ou seja, você se contamina, ele aparece e depois vai embora sozinho, com a ajuda é claro, do seu sistema imunológico de defesa.

Em 10% dos casos restantes, ele pode mesmo ficar em você, seja em estado latente, como se estivesse dormindo e acordar não se sabe quando, se é que ele vai acordar um dia; ou então continuar provocando a alteração e aí o tratamento deverá direcionado para o problema.

Como não dá para saber exatamente qual dessas opções o seu corpo escolherá, é fundamental fazer o exame preventivo (papanicolaou) regularmente, usar a camisinha em todas as relações sexuais, tomar a vacina do HPV e seguir  as orientações médicas para o seu tratamento e acompanhamento!

Só não pode é deixar de se cuidar! Fica a dica!

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Fique ligada, pois toda quarta-feira terá um vídeo novo aqui no site e em meu canal do youtube. <- assina aqui.

 

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

55 respostas para “Questões de mulher”

  1. A gravidez é uma possibilidade, Charlene, mas só dá para saber se você fizer o BHCG. Sair secreção do seio quando se aperta pode ser sinal de alteração hormonal também. Procure o seu médico o quanto antes, ok?

  2. Oi…é a primeira vez que eu entro na sua página e adorei ….muito interesante e importante para nós mulheres…

  3. Bom dia, Dra. Mariana.
    Muito esclarecedor seu site, parabéns. Estou na terceira cartela da pílula anticoncepcional e faço uso de homeopatia. Gostaria de saber se corro risco da homeopatia interagir com o anticoncepcional a ponto de anular sua eficácia. Obrigada.

  4. Gostei muito de ter encontrado este Site, assim posso tirar minhas duvidas! Dra, eu deixei de tomar a minha injeção esse mês para engravidar. A minha ultima regra foi 19/07. Quando eu posso fazer o beta HCG? Ah! Quando eu aperto meu seio, sai leite. Será que já estou grávida? Obrigada desde já, beijos

  5. A prolactina alta é uma causa de infertilidade, Fernanda. A boa notícia é que é reversível na imensa maioria dos casos quando é feito o tratamento correto e aí a chance de engravidar aumenta. Converse com o seu médico, ok?

  6. Adorei este site! Tire uma duvida por favor: quem tem prolactina elevada pode engravidar? obrigada

  7. Não será por isso que terá dificuldades de engravidar Jacieneide. A ectopia é o nome dado a área de células jovens no colo do útero. Nada tem a ver com infertilidade, ok?

  8. boa tarde Dra!!! Muito bom o seu site!
    Tenho uma duvida, fiz o exame papanicolau recentemente e deu ectopia. Pesquisei e vi que não é uma coisa anormal, mas preciso saber se posso engravidar normalmente?

  9. Claro que vocês são normais, Carmen!! Ter uma vida sexual ativa e satisfatória é tudo de bom! Não há um tempo mínimo e nem máximo. Se vocês são felizes, não se preocupem com o que os outros falam…até porque nem sempre tudo o que é dito é verdadeiro! Abs,

  10. Boa noite Dra. Mariana, tenho 44 anos de idade e sou casada há 27 anos. Eu e meu marido sempre tivemos uma relação sexual muito satisfatória pra ambos, com muito prazer e frequencia. Às vezes até 3 vezes por semana, mas sempre tive uma dúvida e acho que a sra poderá me esclarecer. Quanto tempo deve durar uma relação, entre as preliminares até aos finalmentes. A minha dura em média de 30 a 40 minutos, mas tenho amigas que dizem que a delas dura quase a noite inteira. Eu e meu marido somos normais?

  11. Não tem não, Paula. Isso é uma coisa normal, não é para ficar envergonhada. Afinal, a vagina não é um saco sem fundo e por isso acumula ar. Quando ocorre a penetração, esse ar pode ficar comprimido e por isso faz barulho. Tente levar mais na esportiva e não encucar, ok?

  12. Dra, tem como acabar com os flatos vaginais? por favor me da uma dica… Sinto muita vergonha quando isso acontesse.. por favor me ajuda!

  13. Não se engravida dessa forma Juliana. Os espermatozóides morrem em contato com o ar, portanto esse tipo de situação não traz risco de gravidez, ok?

  14. Oi, Natalia
    Corrimento toda mulher tem, isso não há ocmo mudar. Quando fica diferente do normal é necessário ver o que está acontecendo. O problema é que muitas mulheres não tem um hábito de higiene íntima adequado e acabam sofrendo com as consequencias disso. Preste atenção no que está usando para fazer sua higiene. Talvez se usar diariamente um sabonete íntimo adequado, seu problema diminuirá bastante. Em caso de dúvida procure o ginecologista, ok?

  15. Olá Dra Mariana! Adoro seu site e seu programa na Tupi. Tenho 20 anos e ainda sou virgem. Eu estou muito a fim de iniciar minha vida sexual com meu atual namorado, mas ainda não tive uma relação completa com ele. Ele ainda NÃO me penetrou, mas a medida que o tempo passa, estamos mais íntimos e o clima esquenta mais. Da última vez que estivemos juntos, estávamos nos acariciando e ele gozou, nós estavamos sem roupa e ele ficou esfregando o pênis na entrada da minha vagina, ainda com ele molhado do semêm. Pelas minhas contas, estava no meu período fértil. Corro risco de egravidar, mesmo sem ter havido penetração?
    Um beijo grande

  16. Olá, Dra. Mariana! Tenho 19 anos e tenho corrimento desde novinha, talvez uns 10, 11 anos. Já fui a vários médicos e gastei centenas de reais com cremes e antibióticos mas nada adiantou! Ele costumava ser meio branco/amarelado e vir com frequencia durante o dia. De uns anos pra cá aumentou muuito a quantidade e de uns dias pra cá vem saindo sangue junto. O q pode ser?? Não aguento mais fazer exames e me entupir de remédios (passei meus últimos 3 anos tomando remédios pra isso sem direto). Ah, também sinto muuuita dor no ato sexual (a ponto de não ser possível a penetração). Isso também pode ter a ver com o corrimento?

  17. Ah, Célia! Se isso existisse, seria um dos remédios mais vendidos no mundo!! Nesse tipo de situações só mesmo a avaliação de um cirurgião plástico para ver o que fazer ou então usar um daqueles sutiens que podem fazer milagres…

  18. Olá Drª Mariana parabéns pelo seu site, está muito completo. Quero só tirar uma duvida: amamentei 2 filhas e a última mamou até 14 meses. Será que existe algum creme para usar para deixar os seios mais durinhos? Muito obrigada, um beijo!

  19. Olá Kalini,
    Não é necessário nenhuma limpeza na região antes da prática do sexo anal. Fazer lavagens e outras coisas parecidas não são recomendadas. A recomendação mais importante é não deixar de usar a camisinha sempre, ok?

  20. olá, tenho 20 anos é a primeira vez q acesso a pag. e simplismente adorei!! tem todas as respostas para as perguntas q sempre quis fazer e não tinha coragem… bjos!

  21. Tenho umas dúvidas acerca de sexo anal. Como fazer a limpeza? O que devo usar e quanto tempo dura a limpeza da região em questão? Quanto tempo antes e depois de uma refeição é indicada essa limpeza?

  22. Priscila,
    O orgasmo é o auge da excitação sexual, um reflexo desencadeado pelo seu cérebro. Eu costumo dizer que a sensação do orgasmo é parecida com a de um espirro. Vem aquela vontade de espirrar, ela aumenta, aumenta, até que vc não aguenta mais e espirra. Depois vem a sensação de alívio. No orgasmo, tem-se uma sensação de prazer muito grande e depois vem o relaxamento. Para sentir não há receita de bolo, mas deixar-se entregar as sensações sem a obrigação de sentir prazer pode ajudar, ok?

  23. Você pode até ser rigorosa na escolha dos seus parceiros, Larissa, mas será que eles também são tão cuidadosos como você? Lembre-se que assim como você eles também tem um história de vida e de relações sexuais com outras parceiras, que também tiveram outros parceiros e por aí vai…Toda vez que temos uma relação sexual sem preservativo corremos o risco de exposição das DST. A questão é decidir se vale a pena bancar o risco, ok?

  24. Bom dia Dra. Mariana. É a primira vez que acesso a sua página na internet, apesar de ouvir os seus programas às vezes. Gostaria de saber o que é exatamente o orgasmo feminino, pois sinceramente não sei o que é e muito menos se já senti ou não. Eu tenho bastante vergonha de conversar sobre isso com as outras pessoas. Obrigada pela atenção e um grande abraço

  25. Adorei o site. Super esclarecedor!
    Não gosto de usar camisinha, pra mim é super desconfortavel, mas sou super rigorosa com meus parceiros. Estou correndo muito risco?

  26. Só olhando fica difícil Nathalia, mas ao fazer a leitura do exame os espermatozóides podem ser vistos se a mulher tiver relações em menos de 24 horas da realização do exame, ok?

  27. Olá! É a 1° vez que acesso essa página e amei, é mto bom termos acesso as perguntas e também a todas as respostas esclarecendo dúvidas e aprendendo muitas outras coisas.. Já está nos meu favoritos..quero ler sempre! Abraços

  28. Drª Mariana seu programa é muito esclarecedor sobre as dúvidas e perguntas sobre sexo e o nosso corpo.
    Parabéns ao programa e a forma inteligente que a srª atende os ouvintes…

  29. Vou me casar em alguns dias e as informações aqui tem me deixado mais tranquila e bem imformada. Essa é uma maneira fácil e não embaraçosa de tirar duvidas!

  30. Toda mulher jovem e saudável tem corrimento, Carol. Ele é resultado da ação dos hormônios e das bactérias que vivem naturalmente na vagina. A secreção normal é assim, branquinha ou transparente, não tem cheiro e nem coça. Qualquer mudança deverá ser vista pelo ginecologista, ok?

  31. Olá Cidinha,
    Como o próprio nome diz fantasia é imaginação. Não dá para dizer se a pessoa é homo ou bi só pelas fantasias que tem. O que dita a orientação sexual de uma pessoa é o seu objeto de desejo. Homossexual é a pessoa que sente desejo sexual por pessoas do mesmo sexo e bissexual por ambos, ok?

  32. Gozar e ter orgasmo que dizer a mesma coisa, Elen. Ele é o ponto máximo da excitação sexual e normalmente é sentido como uma “descarga elétrica”. Converse com seu médico sobre o assunto para te orientar melhor, ok?

  33. Bom Dia!
    Sou virgem e tenho um corrimento que me incomoda muito desde dos 13 anos. Agora estou com 18 e ainda tenho, mas ele não tem cheiro, é branquinho e minha mestruação atrasa demais.

  34. Oi Drª Mariana
    Sou casada há 22 anos com meu 1º namorado, nunca tive outro parceiro sexual. De um tempo pra cá, ando tendo umas fantasias sexuais (transando com outras mulheres), sinto mais prazer em ver filmes pornôs com mulheres transando do que casais. Conclusão, isso me torna homossexual ou bissexual???
    Desde já agradeço a atenção.
    Adoro sua participação na rádio Tupi.

  35. Dra, eu gostaria de um pouco mais sobre orgasmo, pois não sei direito o que é. Como saberei se já senti? Tenho duvidas se é o mesmo que gozar ou não. Obrigada!

  36. Olá Flávia,
    Os espermatozóide morrem ao contato com o ar. Para que eles sobrevivam é necessário estar dentro da vagina e nessa situação eles podem durar até 3 dias, com capacidade para engravidar. Por isso, quem não estiver pensando nisso agora deve se proteger bastante, ok?

  37. Gostaria muito de saber, quanto tempo depois da ejaculação, os espermatozoides sobrevivem em ambiente externo? Obrigada

  38. Olá Luciene,
    Isso é uma crença antiga, nada tem de realidade. O útero retrovertido (virado para trás) é apenas uma variação do posicionamento do utero dentro da barriga e não traz nenhum problema para mulher. A única exceção é quando a mulher tem alguma doença que faça com o o útero fique fixo nessa posição, mas aí é outra história, ok?

  39. Oi! Como dizem popularmente, tenho o útero virado para trás. Terei algum problema para engravidar? Minha menstruação é super certa e nem cólicas eu tenho.

  40. Olá Valéria,
    O coito interrompido (gozar fora) não é uma forma segura de se evitar a gravidez para quem realmente não quer. Para dar certo, o casal tem que ser muito rigoroso para não deixar escapar nada, ok?

  41. Dra Mariana, não tomo pílula e meu namorado sempre goza fora nas nossas relações sexuais. Corro muito risco de engravidar assim mesmo?

  42. Olá Eliene,
    Não dá para engravidar dessa forma. O espermatozóide morre em contato com o ar, portanto nessas condições que relatou a gravidez seria impossível. De qualquer forma, acho que está mais do que na hora de você consultar um ginecologista para se informar e se proteger da gravidez antes da situação rolar de vez, ok?

  43. Dr. Mariana, tenho 16 anos, sou virgem e ultimamente eu e meu namorado estamos na melhor fase do nosso namoro… Por ele ser experiente, vem me ensinando aos poucos como é o ato sexual…

    No ultimo final de semana, quando o clima já estava quente, ele tirou o pênis das calças, esfregando em mim a ponto de gozar, eu estava usando um short jeans e fiquei com medo de algo mais sério… Pensei em conversar com ele sobre o assunto, mas fiquei meio receosa e espero que com o tempo possamos aprender mais…

    Gostaria de saber da senhora se realmente o gozo na coxa engravida e, se eu vestida corro este risco.

    Desde já, obrigada!!!

  44. É claro que sim, Marina! O mais importante é iniciar com alguém que você queira realmente, ok?

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat