fbpx

Blog

Gripe Suína e Gravidez

Uma coisa não dá mais para negar: os brasileiros estão sentindo na pele a chegada da mais nova pandemia mundial – a gripe do vírus tipo A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. Apesar de ser parente bem próximo do vírus causador da gripe comum (muito freqüente nessa época do ano) seus sintomas podem ser mais severos e graves, resultando em complicações que também podem levar a morte.

No meio de toda essa confusão, as autoridades de saúde têm demonstrado uma preocupação especial com as grávidas e não é para menos. Só no Rio de Janeiro, até o início dessa semana, mais de 50 gestantes foram internadas em hospitais municipais e estaduais com suspeita da nova gripe. E o pior: a evolução da doença entre elas tem se mostrado preocupante, pois os sintomas, principalmente os respiratórios tendem a se agravar muito rapidamente. Até o momento em que estava escrevendo esse artigo, 2 mulheres grávidas e seus bebês morreram em conseqüência das complicações da nova gripe.

Mas o que é que a gripe tipo A tem de tão diferente da gripe comum? Pelo que se sabe até o momento, o vírus da gripe suína parece ser bem mais “esperto” que o da gripe comum que aparece mais no inverno, de forma sazonal. Esse novo vírus se espalha muito mais rapidamente, e ao que parece independente das condições do clima, seja no outono, inverno, primavera ou verão. Outra característica que diferencia esse novo vírus é a sua agressividade. Alguns estudos mostrar que o novo vírus é capaz de atacar as células pulmonares de forma mais violenta, levando a complicações graves mais rapidamente que a gripe comum.

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

Nas grávidas isso é particularmente preocupante, pois elas apresentam uma baixa imunidade comum nesse momento da vida. Orgãos importantes como os pulmões e o coração também sofrem adaptações para garantir as novas necessidades da mãe e do bebê. Enfim, todo o corpo da mulher grávida sofre modificações nessa fase, inclusive o sistema imunológico. Dessa forma, elas se tornam mais vulneráveis a esse tipo de doença.

O que as futuras mamães podem fazer para se defender e evitar o contágio pela nova gripe? As medidas gerais de prevenção como: evitar lugares fechados e com muitas pessoas, lavar sempre muito bem as mãos, o uso do álcool gel e máscaras protetoras além de evitar o contato com pessoas gripadas são fundamentais. Agora, preste muita atenção: se você está grávida e apresentar qualquer sintoma gripal como febre alta (>38 graus) OU tosse OU falta de ar, entre imediatamente em contato com o seu médico para saber o que fazer. O diagnóstico e tratamento precoces com o medicamento correto são fundamentais para evitar complicações para você e o seu bebê!

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

15 respostas para “Gripe Suína e Gravidez”

  1. Olá Isabela,
    Até onde eu saiba, a situação está controlada. O tempo quente tb ajuda…não há porque você evitar a gravidez só por conta do medo da gripe, ok?

  2. Dra. Mariana,
    Evitei engravidar ano passado 2009, com medo da gripe suína e consequências nas grávidas. Como está a situação para este ano (2010)? Quero muito engravidar!

  3. Oi, Karine
    Não é para ficar em pânico e sim atenta. Não são todas as grávidas que morrem ou tem complicações, mas é importante ter atenção aos cuidados gerais. Com a chegada do calor, a tendência é diminuir a contaminação mas é bom seguir alerta, ok?

  4. Oi, Dra Mariana!!
    Estou em pânico com 18 semanas de gravidez e muito medo. Gostaria de saber se há casos de grávidas que sobreviveram, quais os meses em que a contaminação é pior e se já está mais tranquila com a chegada do calor. Att,

  5. Oi, Jennifer
    Pelo que se sabe até agora, as pessoas que tem a gripe suína e se curam não tem chance de ter novamente, mas como é uma doença nova muito coisa ainda poderá ser descoberta, ok?

  6. Olá, tenho uma dúvida em relação a gripe suina,tem cura: As pessoas que já foram contaminadas e sararam tem risco de contrair a doença de novo? Agradeço pela resposta!

  7. Olá Leila,
    Um dos sintomas da gripe suína é a febre alta. Tosse, nariz escorrendo e espirros também podem fazer parte da gripe comum e de processos alérgicos. Sugiro que procure o médico que te acompanha para uma avaliação, ok?

  8. Olá Luciene,
    Não há porque parar de tentar só por conta da gripe. Se fosse assim, essa seria a recomendação geral e não é. O problema é durante a gravidez, quando a mulher é orientada e evitar o contato com as pessoas gripadas e locais onde haja muita gente, o que ainda não é o seu caso, ok?

  9. Boa tarde Dra.
    Estou com muita tosse há uns 3 dias e vem aumentando cada vez mais.. tbm estou com o nariz escorrendo e espirrando, mas não muito.. pode ser sintomas da gripe, ou esses sintomas viriam acompanhados de febre alta?

  10. Tenho 31 anos e moro em Campo Grande, MS. Estava tentando engravidar, mas por causa da gripe suína, parei esse mês. Estou tendo aulas quinzenais de especialização e tenho com medo de ser mais fácil pegar a gripe. Não sei o que eu faço, tenho muitas dúvidas… Devo continuar tentando ou espero mais um pouco? Tenho medo de esperar e minha idade influenciar…

  11. Oi, Marlene
    Sei que a situação é difícil, mas a demora dos resultados depende de muitas coisas, inclusive da disponibilidade do serviço que está fazendo o exame. No caso da sua irmã, o mais importante já está sendo feito: a internação e o início do tratamento o mais precoce possível. Ficarei na torcida para que tudo dê certo para ela, ok?

  12. Oi, minha irmã foi internada hoje de manhã com falta de ar. Ela está grávida de 5 meses e os médicos já começaram com o tratamento de gripe A. Porque demora pra sair os resultados? Só daqui a 15 dias, estamos em pânico.

  13. É Fernanda…
    A sua situação é particularmente precocupante, pois além de estar em contato com pessoas gripas, vc tb está grávida e as grávidas tem muito mais risco de se contaminar com a nova gripe. Sugiro que além das medidas gerais de prevenção – que vc deve fazer sempre – evite o contato com essas pessoas. Fique o mais afastada possível até que a gripe delas passe, ok?

  14. Estou grávida de 6 meses e tenho muito medo da gripe suína, mas não me previno muito não, só lavo bem as mãos e não coço os olhos com muita frequência. Acontece que na minha casa tem 2 pessoas gripadas que não querem ir ao médico. O que devo fazer para me previnir?

  15. Eu tenho muito medo da gripe suína, por isso eu me previno assim:
    -lavando as mãos quando vou comer
    -quando vou coçar os olhos uso lenços
    -ao tossir ou espirrar cubro minha boca e nariz,etc.
    E se você também ama viver, então se previna contra a gripe H1N1 (gripe suina)!

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat