fbpx

Blog

Sexualidade nas fases da vida

Quem nunca ouviu falar a frase: a sexualidade não tem idade.  Para alguns, essa afirmativa pode parecer estranha, mas é a mais pura verdade…

Antes que você comecem a achar que eu não estou no meu juízo perfeito para fazer tal afirmação, é importante esclarecer uma questão básica: sexo e sexualidade não são sinônimos. Sexo está mais ligado as características biológicas e anatômicas que nos identificam como pertencentes ao sexo masculino e ao feminino.  Também é muito usado para se referir ao ato sexual com penetração: “fazer sexo”. Mas a atitude da pessoa nessa relação, o seu comportamento, desejos, fantasias… essas são manifestações da sexualidade. Por aí, você já podem ter uma idéia da grandeza que é o universo da sexualidade: ela não está restrita ao ato sexual. A sexualidade está presente e pode ser expressa através dos nossos gestos, pensamentos, palavras, atos de afeto e carinho, a forma como nos relacionamos com o outro, a descoberta do corpo e do prazer que ele proporciona… isso sim é a sexualidade!

Dentro dessa visão, fica mais fácil compreender o que eu dizia lá atrás: a sexualidade não tem idade. Sim, ela está presente em todas as fases da vida, desde a infância até a idade madura… nascemos e morremos como seres sexuais, capazes de viver e exercer nossa sexualidade ao longo de toda a existência!

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

 Assim como vivemos e sentimos as mudanças no nosso corpo e mente nas diferentes fases da vida – infância, adolescência, idade adulta e idade madura – com a sexualidade não poderia ser diferente. Em cada fase, ela se expressa de forma diferenciada. As crianças descobrem bem cedo que o toque nos genitais pode trazer uma sensação de prazer e isso faz parte do desenvolvimento de uma criança saudável, assim como engatinhar, falar e andar. Isso pode ser desconcertante para alguns pais e mães, mas é importante que nessa hora os pais expliquem que entendem que isso é bom, mas que deve ser feito na intimidade, ensinando a criança a ter noção de privacidade.

Chega a adolescência e os hormônios entram em ebulição: é a fase das descobertas, da experimentação, onde tudo tem que ser para ontem! O corpo muda bastante, as idéias também e o interesse sexual começa a despertar. Nessa fase é muito importante o apoio das pessoas mais próximas e a orientação da família para ajudar o adolescente a desenvolver a noção de responsabilidade sobre os seus atos e sobre o seu corpo.  Sexo é bom, mas tem seus riscos e não se pode ignorá-los!

Chega a idade adulta e aumentam as responsabilidades…filhos, família, trabalho. Tanta coisa para conciliar com a vida sexual que às vezes parece que nem vai sobrar espaço para aquele momento a dois tão bom! Vocês nem imaginam o quanto é importante preservar esse espaço…

A vida passa e chegamos na idade madura. Para muitas mulheres, a chegada da menopausa é igual a “morte sexual”. “Afinal, gente velha não transa”, é o que mais se ouve por ai. Verdade? Não mesmo! Há muito tempo, os vovôs deixaram o baralho de lado e as vovós as agulhas de crochê para ir em busca da felicidade e da sexualidade saudável. Gente, para o amor não há limites nem idade. A sexualidade faz parte da nossa vida e só termina quando ela acaba!

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

13 respostas para “Sexualidade nas fases da vida”

  1. Boa noite Dra. Sem comentário, simplesmente vc é muiiiiiiiitttttooooo inteligente! Para quem quiser tirar dúvidas é só entrar no site! Um abraço.

  2. Fica impossível responder a sua pergunta com apenas essas informações, Joelma. As causas são muitas, desde fatores pessoais a insatisfações no relacionamento. Quem sabe se você conversar com ele você não descobre?

  3. Oi Dra! Gostaria de saber porque o desejo sexual de um homen de 39 anos pode esfriar de uma hora para outra? Com apenas 10 meses de casado procurando a esposa uma vez por mês?

  4. Sugiro uma conversa bem franca com um profissional que realmente possa te ajudar nisso, Maria. São muitos os fatores que influenciam nesse momento, inclusive o conhecimento sobre o próprio corpo através da masturbação por exemplo. O Ginecologista e o Terapeuta Sexual são boas opções para você procurar, ok?

  5. Oi, gostei muito desse artigo. Queria aproveitar a oportunidade pra me informar sobre a questão do orgasmo. Eu tenho 26 anos, tenho muita dificuldade de alcançar o orgasmo, nunca sei se cheguei ao certo. O que a senhora me sugere para resolver isso? Obrigada.

  6. Gostei muito desse espaço pois, esclarece muitas dúvidas. Concordo plenamente que os vovôs e as vovós devam manter sua vida sexual ativa, afinal faz parte da nossa vida e só faz bem!

  7. Olá Mônica,
    Vc mesma pode comprovar a resposta a sua pergunta! Com certeza influencia! O desejo sexual feminino é muito mais complexo do que a maior parte das pessoas imagina e problemas conjugais podem ser uma grande causa!

  8. Olá! Tenho 39 anos e fiquei 1 ano sem vontade de fazer sexo, pois meu casamento estava mal e eu não sentia vontade. Após ficar separada um tempo voltei pro meu marido e agora estou com muito desejo, o sexo está ótimo e cada vez quero mais. Pergunto: a crise no casamento afeta mesmo o desejo feminino?

  9. Olá Rosana,
    Quando chega a menopausa, algumas mulheres podem sentir dor na relação sexual devido a atrofia genital, quando a pele da vagina fica mais sensível. Existem diversas formas de tratar, inclusive com cremes vaginais específicos para o problema. Se vc não está melhorando, sugiro que converse novamente com o seu médico para reavaliar seu tratamento, ok?

  10. Fiz 51 anos e já estou na menopausa. Sinto muita dor na relação sexual, estou fazendo tratamento há 3 meses com creme vaginal, mas não estou vendo resultado. Isto é normal acontecer na menopausa?

  11. Olá Rogéria,
    Se é normal?? É super normal!! Um dos grande afrodisíacos do desejo é a paixão e a novidade…aproveite o seu momento, mas com responsabilidade! Não abra mão da camisinha, ok?

  12. Olá! É normal uma mulher de 46 anos ainda sentir tanto desejo sexual? Fiquei viuva há 2 anos e arrumei um namorado, só que eu quero transar todos os dias. Isso é normal.? Às vezes eu prefiro que ele nem me encoste, pois fico cheia de vontade….mas que é bom é! Abraços

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat