fbpx

Blog

O que causa a Menstruação Irregular?

Menstruações irregulares são queixas muito comuns no consultório e em mulheres de todas as idades, da adolescência ao climatério.

Eu mesma perdi as contas de quantas vezes escutei essa reclamação!

Entretanto, para que se possa compreender melhor o que isto significa é necessário esclarecer alguns pontos importantes.

A menstruação está naturalmente presente numa boa parte da vida da mulher. Durante toda a vida reprodutiva feminina (em média dos 15 aos 49 anos), a cada mês, o corpo da mulher se prepara para uma gravidez.

Sob a influência de diversos hormônios, um ou mais óvulos – células reprodutoras femininas – são liberados dos ovários e transportados para dentro do útero, onde ficam esperando para unir-se ao espermatozoide do homem (fecundação) e encontrar condições para desenvolver-se e iniciar uma gravidez.

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

Quando a fecundação não acontece, a camada interna do útero (ou endométrio) que foi cuidadosamente preparada durante aquele mês para receber o óvulo fecundado se desfaz e sai em forma de sangue através da vagina, para que um novo ciclo seja iniciado.

A este sangramento dá-se o nome de menstruação e o intervalo de tempo entre elas, de ciclo menstrual.

Em geral, o ciclo menstrual dura em torno de 28 a 30 dias, podendo variar de 25 a 35 dias sendo o tempo de duração do sangramento, em média, 4 dias.

Muitas mulheres ficam preocupadas e acham que têm menstruações irregulares apenas por não apresentar um sangramento sempre no mesmo dia do mês, como se fossem um “relógio”!

Não é bem assim!  Pequenas variações são perfeitamente normais e aceitáveis!

Por exemplo: a mulher que menstrua naturalmente e de forma regular, pode ter atrasos ou adiantamentos de até 7 dias e ser normal!

Por isso não é nada incomum a menstruação “caminhar” ao longo do ano: a mulher começa o ano menstruando no inicio do mês e termina o ano menstruando mais pro final do mês, exatamente por essa variação.

Quando estas variações ultrapassam os limites do que é considerado o normal da mulher, pode-se estar frente a uma irregularidade menstrual.

Estas alterações podem ter diversas causas, desde mudanças nos mecanismos que regulam o ciclo menstrual, uso de anticoncepcionais hormonais, uma gravidez não diagnosticada ou doenças como endometriose, miomas uterinos, síndrome dos ovários policísticos, problemas na glândula tireóide, supra-renal, no sistema de coagulação entre outras.

Mulheres que têm menstruações irregulares ou que apresentaram uma mudança repentina no seu padrão menstrual – para mais ou para menos – devem ser examinadas pelo (a) ginecologista para correta identificação da causa e o seu tratamento.

A menstruação regular natural é um dos principais indicadores da boa saúde reprodutiva! Cuide bem dela!

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

20 respostas para “O que causa a Menstruação Irregular?”

  1. Oi, Lene
    A pílula do dia seguinte pode desregular a menstruação sim. Depois de usa-la, é comum a menstruação atrasar ou adiantar em alguns dias. Se ela não descer é bom consultar o médico para ver se não está grávida, ok?

  2. A partir dos 10 anos de idade é possível esperar pela primeira menstruação, Flavia. De qualquer forma, a recomendação é que a menina seja levada ao ginecologista para uma avaliação após o fato, ok?

  3. Livia,
    Se a sua menstruação não é regular, fica mais difícil engravidar. Até os 35 anos de idade é possível esperar até 1 ano de tentativas, mas se algo não estiver normal, deve ser visto o quanto antes pelo ginecologista, ok?

  4. Drª, minha mestruação sempre foi regular, mas depois que casei ela pirou de vez… estou casada há 1 ano e tento engravidar desde os 4 meses de casamento. É normal eu não ter engravidado ainda?

  5. Ficar mentruada 15 dias não tem nada de normal, Juliana. A questão é saber o que está acontecendo com o seu corpo e isso só mesmo consultando o ginecologista pessoalmente, ok?

  6. Estou mestruada há mais de 15 dias, tenho 14 anos. A minha primeira mestruação foi aos 12 anos. Estou preucupada… isso é normal?

  7. Lidy,
    A mulher não é obrigada a ser como um relógio e menstruar todos os meses sempre na mesma data. Atrasos e adiantamentos de até 7 dias estão dentro do normal, ok?

  8. Dra, minha menstruação é desregulada, ela vem todos os meses mas em datas diferentes. Como faço pra regularizar? Estou tentando engravidar, é possivel nessa situação? Me ajude. Bjs espero resposta.

  9. Olá Ana Paula,
    O primeiro passo é procurar o ginecologista para saber porque vc não menstrua regularmente quando está sem usar um método anticoncepcional. Do jeito que está ficará mais difícil conseguir, ok?

  10. Dra, eu quero muito engravidar mas minha mestruação é irregular. Eu tomo anticoncepcional há uns 5 anos. Tenho 23 anos e agora eu parei uns meses de tomar mas não engravidei. Se eu fico sem tomar nada minha mestruação não vem. Dra, me ajude! Como resolver isso??

  11. Não sei, Daniele, podem ser milhões de coisas. Se vc está percebendo algo diferente no seu corpo, procure pessoalmente o ginecologista para ver o que se passa, ok?

  12. Dra. Tenho uma dúvida em relação a minha mestruação. Sempre tive ela regulada. Se vinha no dia 25/07, no mes seguinte seria no dia 20( creio eu que um ciclo de 25,28 dias).
    De uns dois meses pra ca tive ciclo de 20 dias.. e a menstrução um pouco diferente do normal, na coloração…
    O que pode ser?

  13. Olá Silvia,
    A princípio a sua irregularidade menstrual não tem a ver com o fato que aconteceu com você. É importante você consultar pessoalmente o ginecologista para investigar a causa do problema para então fazer o tratamento correto, ok?

  14. Tenho 39 anos e nunca tive relações sexuais. Há 20 anos levei um tiro que me deixou tetraplégica e de um ano pra cá minha menstruação vem um mês e fica sem vir por dois meses, por exemplo veio em 06/06/2009 e até hoje 26/08/2009 não veio mais. O que a senhora acha, Dra. Mariana?

  15. Pois é Sabrina,
    Pode até ser mais difícil, mas não é impossível. Sugiro que se você não quiser mesmo engravidar que se proteja com um método confiável. Converse com seu médico, ok?

  16. Dra. preciso de sua ajuda com uma dúvida. Tenho 15 anos e tenho minha mestruação atrasada desde junho (sempre foi assim). Tive relações sem camisinha e sem ac. o mês passado e não sei se é paranoia minha de estar grávida, já que meu periodo fértil é muito dificil calcular. Então, eu queria saber se isso é possivel: “engravidar agora sendo minha ultima mestruação em junho” me ajude por favor.

  17. Olá Selma,
    Se vc está tentando engravidar há 2 anos sem sucesso, já é hora de procurar o ginecologista para fazer exames e saber o porque vc não engravida. Existem diversas causas para a menstruação irregular e isso só mesmo o seu médico para investigar e saber o que se passa com vc, ok?

  18. Boa tarde, Dra!. Há dois anos venho tentando engravidar e não consigo e agora não menstruo há um mês e o ginecologista diz que eu não estou grávida. O que se passa?

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat