fbpx

Blog

Saúde íntima

A maioria das pessoas sabe que ter uma higiene adequada diária é fundamental para manter a boa saúde do corpo. E isso é particularmente importante quando se pensa em higiene íntima. Quando feita da forma errada ou o que é pior, quando não é realizada, pode deixar um cheiro intenso e desagradável e até ser percebido pelas outras pessoas. Mas, apesar de reconhecer sua importância, muitas mulheres ainda têm receio de falar e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Liberte-se da Dor na Relação Sexual: A Cura do Vaginismo ao Alcance da Sua Mão – Baixe meu Ebook agora!

Técnicas Avançadas para Conseguir (ou Turbinar) o Orgasmo – Garanta meu treinamento online agora!

“Doutora, acho que estou com corrimento”. Essa frase te parece familiar? Pois saiba que você não está sozinha. Esta é a campeã das queixas no consultório de Ginecologia. Mas como saber se esse é um corrimento normal ou resultado de alguma infecção?

Sem dúvida, o primeiro passo é procurar um ginecologista para fazer um exame da secreção. Algumas mulheres podem queixar-se de corrimento e ter somente o que chamamos de “corrimento natural”, ou seja, uma secreção branca ou transparente, de quantidade variável, que não tem cheiro ruim e nem coça. Em outros casos pode-se estar diante de um caso de vulvovaginite (inflamação da vulva e da vagina) e o tratamento deve ser direcionado para a causa do problema.

Mas, falando sobre a higiene íntima: será que o uso de sabonetes, desodorantes e outros produtos desenvolvidos para este fim podem ajudar ou prejudicar? A resposta é: depende do tipo de produto utilizado e de quem está usando.

São inúmeros os produtos vendidos no mercado, que prometem eliminar os “odores femininos” e diminuir aquela sensação de umidade: talcos, lecinhos umidecidos, desodorantes íntimos e sabonetes. De todos esses produtos, os mais utilizados e recomendados para a higiene íntima da mulher são os sabonetes, que podem ser do tipo líquido ou não. Eles devem ser de PH neutro ou a base de glicerina e não ter cheiro, pois irritam menos a pele da vulva e fazem uma boa limpeza. Uma dica é ter sempre um sabonete desses para lavar as partes íntimas e outro para o resto do corpo.

Com relação aos outros produtos, deve-se ter muito cuidado e atenção se você resolver utilizá-los, pois eles podem provocar alergia e irritação em mulheres mais sensíveis. Até mesmo os que dizem ser anti alérgicos podem ser irritantes. É importante lembrar que, em alguns casos, a mulher pode estar realmente com uma infecção vaginal, mas fica usando este tipo de produto para “disfarçar” o odor dos genitais.  Por isso, antes de comprar qualquer um deles converse com seu ginecologista. Ele poderá orientar você na escolha do produto mais adequado.

Sente dor para iniciar a penetração vaginal? Baixe meu Ebook agora!

Gostaria de Turbinar o Orgasmo? Garanta meu treinamento online agora!

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

4 respostas para “Saúde íntima”

  1. Olá Jessica,
    Não há o menor problema em usar diariamente os sabonetes íntimos para a higiene externa. Essa é a recomendação. Talcos, desodorantes e demais produtos íntimos não devem ser usados pelo risco de alergias, ok?

  2. Eu uso sabonete íntimo e me dou super bem com eles. Os sabonetes comuns estavam me dando coçeira.
    Gostaria de saber se o uso contínuo desses sabonetes podem me trazer algum problema? E se eu usar talco de vez em quando pode me trazer algum problema? Obrigada!

  3. Oi, Claudia
    O recomendável é fazer apenas a higiene externa, com um sabonete de PH neutro e específico para a região genital da mulher. Duchas ou lavagens internas em nada ajudam, só prejudicam a flora vaginal, ok?

  4. dra. mariana

    eu costumo lavar minhas parte intimas por dentro e por fora, tem algum problema?

    lavar só por fora resolve?

Os comentários estão desativados.

Localização

Av. N. S Copacabana 1072 sala 705, Copacabana
Rio de Janeiro – RJ
CEP 22060-002

Newsletter

© Dra. Mariana Maldonado - 2020 Todos os direitos Reservados

WhatsApp chat